domingo, 27 de setembro de 2009

Profissão: Ser humano


No dia 21 de setembro, presenciei uma cena rara:


"Estava eu, sentada no ônibus indo para o meu trabalho, quando ele parou em um ponto no centro da cidade. O cobrador, ao ver uma senhora carregando com certa dificuldade algumas sacolas de mercado rumo a porta do ônibus, levantou-se e ajudou-a com suas compras.

Todos os passageiros que estavam no ônibus elogiaram a ação do cobrador, afirmando jamais terem visto algo parecido.

O motorista vendo tudo disse:

_ Este é o único cobrador que te ajuda com as compras e ainda encontra um lugar para você e elas viajarem confortáveis."


Achei essa cena tão legal que pensei na mesma hora: "vou publicar isso no meu blog".

Mas de nada adianta contar uma história e não fazer uma reflexão, então ai vai:


O que faz de um profissional comum um bom profissional?


Acredito que o que difere um profissonal comum de um bom profissional, é o amor que ele deposita em seu trabalho. Com isto, não digo que se deva trabalhar mais ganhando menos, mas sim ter consciência de que você "serve" ou ajuda um ser humano. Quando se tem consciência disso fica mais fácil e gratificante trabalhar. Você se sente útil e mais humano.

No caso que relatei no início da minha publicação, temos um exemplo bem simples mas que contribuiu muito para a minha reflexão. Um cobrador, que tem como função cobrar as passagens e mante-las em segurança até chegar na empresa, fez a diferença por se importar com as pessoas que estão ao seu redor.

Eu, por exemplo, trabalho como auxiliar de educação infantil (etapa IV, no CAIC) e quem trabalha com crianças sabe quão difícil é trabalhar com elas. Temos que ter paciência e um certo autocontrole. E é justamente o amor ao próximo, a consciência de estar ajudando um ser humano que me faz seguir em frente, que me faz parar e pensar "eles precisam de mim e eu não posso errar com eles".

Por isso tenho muito orgulho de fazer o que faço e admiro aqueles que veem as pessoas a quem "servem" como seres humanos e não como "mais uma pedra no caminho".

3 comentários:

  1. bruu

    tu escreve mto beim guria.
    axo q o q difere uma pessoa da otra num txt é a sensibilidade com q se encaram as coisas. dom esse q vc tem d sobra.
    parabens pelo txt
    bjs
    Giovani

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e, especialmente, pelo texto. Educação sem amor, não é educação. Selito

    ResponderExcluir